• Instituto Telma Lobato

Reverenciando Berth Hellinger




O que falar sobre Anton "Suitbert" Hellinger ? Um ser iluminado que nasceu na Alemanha, aos 10 anos de idade era seminarista mas que, com 17 escolheu se alistar no exército para combater com os nazistas no front, aos 20 tornou-se padre e foi para Africa do Sul como missionário católico e foi diretor de várias escolas.


Berth Hellinger, como ficou mundialmente conhecido, era formado em Teologia, Filosofia e recebeu o título de Bacharel em Artes da Universidade da África do Sul onde estudou Educação Universitária.. Retornou para Alemanha e estudou Gestalt-terapia no mesmo período em que abandonou o clero, no final dos anos 60. Atendendo a sede de conhecimento, foi morar em Viena a fim de estudar Psicanálise e conheceu a psicoterapeuta Herta, que veio a ser sua primeira esposa.


Na década de 70 mudou-se para Califórnia a fim de estudar Terapia Primal e Análise Transacional. Também se divorciou de Herta e casou-se com Marie Sophie, com quem divulgou a Técnica das Constelações Familiares pelo mundo.



Berth faleceu no dia 19 de setembro de 2019 aos 93 anos de idade, deixando um lindo legado como escritor, psicólogo, pedagogo, e psicoterapeuta. Seus livros são pura nutrição para os leitores que buscam conhecimento e entendimento das Constelações Familiares, técnica trazida à luz por este ser humano especial.


Ser Consteladora e ter o privilégio de me debruçar sobre os livros de Bert Helinger para constelar, utilizando sua orientação é uma honra sem fim e por isto sou muito grata.


Para Bert Hellinger eu presto reverência, pois o vejo, reconheço e honro, como meu Mestre.


Finalizo este texto com uma das frases de Bert que diz: "Agradecer não tem limite" e o meu agradecer é infinito .......


Telma Lobato

Consteladora Familiar Sistêmica






4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo